quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A ARTE DE CONVIVER COM CRIANÇAS

A TODAS AS CRIANÇAS POR SEREM A ALEGRIA DE MINHA VIDA




CAPÍTULO 8  

Sou amiga de um garotinho muito esperto.

E pelo fato deste meu amiguinho ter plantado um pé de chuchu em nosso bosque eu queria que ele compartilhasse comigo desta sua primeira experiência junto à natureza; afinal, eu também plantei um pinheirinho ainda quando menina.

Para tal, convidei-o a almoçar comigo.

E com muito entusiasmo, ele contou esta sua bela vivência.

Este menino me disse que estava regando sua plantinha toda semana por acreditar que quando ela crescesse iria haver chuchu para que todos que moram por aqui tivessem o que comer.

Este garoto de apenas quatro anos mostrou o quanto já sabe pensar nos outros.

Frente a tamanha noção de colaboração que há na alma deste grande menino tenho orgulho de que ele seja meu amigo.

Deixar uma criança se expressar diante de sua primeira façanha de plantar algo é belo de se apreciar.

Por isso é que dentre tantos brincares que já fazem parte de nossa história em comum, esta sua atiutde tornou-se especial, pois é dando valor à natureza que está crescendo esta nova geração repleta de consciência.

Mérito de seus pais, educadores e cuidadores com certeza.

Porém, o mais impressionante é que este meu amigão está pensando em um futuro para todos simplesmente como mais uma de suas tantas brincadeiras de infância.

Ele até me convidou a conhecer sua plantação dia desses.

Encantada por tal gesto de gentileza, marcamos outros dias para que eu pudesse acompanhar seu desenvolvimento. Da sua plantação é claro.

Pois participar do desenvolvimento deste garoto; Ah! Isso eu faço mesmo questão; tamanha é sua nobreza e respeito por esta generosa natureza.

Mas nem de longe este garoto é uma criança séria uma vez que seu riso transparece de modo fácil com tudo que acontece.

Ele está sempre pronto a dar uma sonora gargalhada quando a farra se estabelece.

Certo dia nos encontramos lá dentro do bosque.

Ele e seu irmão mais novo estavam dispostos a me acompanhar em uma de nossas mais criativas aventuras. Saímos procurando pedras.

Pedras, pedrinhas e pedregulhos foram sendo selecionados por nós.

De tamanhos variados, fomos enchendo os bolsos do casaco, das calças até termos que usar nossos bonés para guardá-las.

Enquanto isso, este inteligente garoto foi sugerindo levarmos tais elementos para casa para que cada um fizesse um quadro. Ao seu lado, me senti uma artista de verdade.

Além disso, iediatamente após cada nova idéia, ele já saía a cata de mais e mais curiosidades desta Mãe Terra. 

Foi pegando gravetos, folhas miúdas, folhas diferenciadas enquanto explicava o que faria com cada uma delas em sua tela.

Catamos pinhas e florzinhas até terminarmos com o colhimento de sementes de frutinhas. Seu irmãozinho nos ajudava.

O poder de usar a imaginação deste meu amigo de pouca idade é absolutamente admirável, pois até eu consegui visualizar sua obra de arte enquanto ele a narrava.

E eu, para enriquecer seu lado artístico, ia sugerindo catar outras coisas pelo gramado; como um pouco de galhos com desenhos já formados ou botões de flores que quando apertadas deixam explodir sementinhas para todo lado.

Este esperto garoto, que pergunta tudo pra gente, queria descobrir como eu sabia de tais surpresas existentes dentro da natureza.

Contei-lhe que eu gostava de brincar com tudo que havia nesta natureza desde meus quatro anos também até que um dia eu aprendi com minha avó tal segredinho deste estágio da mais comum flor que há enquanto se prepara para desabrochar.

E foi com tantos leves apertões nestes botõezinhos que nossas gargalhadas ecoavam pelo bosque todo, devido ao singelo susto que estas sementinhas nos pregavam diante do insperado.

Assim como surgiu minha primeira gargalhada em meu primeiro ano de vida em vista da primeira surpresa que encontrei na natureza (fato narrado mais tarde por esta minha preciosa avó); assim também gargalhou seu irmãozinho por volta da mesma idade junto ao riso espontâneo deste meu querido grandioso amigo.

Nada mais belo do que dar boas gargalhadas com amigos de verdade!