quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A ARTE DE CONVIVER COM CRIANÇAS

A TODAS AS CRIANÇAS POR SEREM A ALEGRIA DE MINHA VIDA


CAPÍTULO 3       
                                                  
Conheci a poucos anos atrás um dos mais extrovertidos e alegres menininhos deste Planeta.

Estava eu passeando pelo bosque quando fui me apresentar a este tão expressivo garotinho que estava com apenas dois aninhos na época brincando na praça.

Conversa vai, conversa vem, e lá estava eu pela primeira vez sem fazer nenhum esforço para interagir com uma criança.

Seu sorriso? Brilhante!

Ele me contou que tinha irmã. Mas também quis saber onde estava o meu irmão.

Veio assim contando, em breves instantes, praticamente sua vida toda sempre com um sorriso belo no rosto.

Comecei então a conviver com este menininho todo entusiasmado, que de imediato demonstrava um brilho no olhar toda vez que nos encontrávamos, durante quase toda semana.

Foi então que tive o privilégio de apreciar seu crescimento durante estes últimos dois anos. E o que mais ele me mostrou neste tempo todo desde que nos conhecemos foi sua força em querer superar-se a cada novo desafio que encontrava pelo caminho.

Para ele não há nada que lhe impeça de ser ele mesmo.

Subir em árvores para este garoto é a coisa mais natural deste mundo ainda que peça ajuda para alcançar o primeiro galho.

Passei uma das manhãs mais felizes de minha vida ao lado deste lindo garotinho quando ele estava com três anos de idade uma vez que também gosto de subir em árvores até hoje. Passeamos como velhos conhecidos catando pelo chão de terra grandes galhos deste bambuzal que existe por aqui, nos sentindo como pioneiros aventureiros.

Ele, sua irmã e eu nos aventuramos pelo meio da mata em um dia de céu claro.

E para minha segunda surpresa, acabei por entender como é possível dois irmãos serem tão cúmplices um do outro ainda que briguem de vez em quando; o que é muito natural entre irmãos.

Sua irmã era solicitada para ajudá-lo e o fazia naturalmente.

Caminhamos por entre as árvores do pomar.

Subimos em todas as árvores deste quintal nosso maravilhoso e ainda por cima ficamos trocando informações sobre os diferentes tipos de frutos que existem por aqui.

Aprendi um bocado naquela manhã em companhia destes dois irmãos.

Pelo fato deles morarem aqui desde que nasceram e pelo fato de eu ter vivido durante muitos anos em fazenda durante minha infância descobrimos algo extraordinário em comum para brincarmos juntos.

A destreza deste garoto é impecavelmente intrínsseca para seu gênero masculino.

Destemido, valente e muito corajoso, ele é destes meninos que quase nem chora quando se machuca um pouco.

Em sua agilidade motora e por ser muito curioso, desvenda novas possibilidades de usar de suas habilidades para encontar sempre um jeito de se superar.

Talvez pelo fato de ser o caçula da família, ele tenha tido a garra de querer ir além de sua própria capacidade e com isto, consegue sempre um excelente resultado.

Conviver com este garoto me fez trazer à tona o que há de mais belo em toda infância que é a arte de saber subir bem no alto dos diferentes tipos de árvores que existem.

Afinal; subir em árvores faz parte de uma infância saudável e possível a todos.

Foi assim que este meu tão querido amigo me fez ter orgulho de ser sua amiga.

Pelo fato de ter tido eu a mais bela infância junto à natureza, sem nem precisar de brinquedo para ser feliz; assim também foi que convivendo com este alegre menino descobri que o futuro desta nova geração está seguindo o mesmo caminho.